Como pintar o tecto do quarto

Como pintar o tecto do quarto

Pintar o tecto do quarto, apesar de parecer uma tarefa trivial, poderá ser bem mais complicado do que à partida aparenta, sobretudo porque é muito fácil estragar o chão ou algum móvel quando não preparamos a tarefa convenientemente. Hoje, deixamos-lhe algumas dicas essenciais para quando for pintar o seu tecto.

 

Prepare convenientemente o espaço do tecto que vai pintar

Este aspecto é, muitas vezes, subvalorizado, mas é fundamental para um trabalho profissional e convenientemente executado.

Para iniciar a tarefa de pintar o tecto do quarto, remova os móveis e os objectos na totalidade e, caso exista algum que não possa ser removido, proteja-o convenientemente. Não descure esta tarefa, porque os pingos irão cair invariavelmente no pior local! Removidos os objectos e os móveis, o próximo passo será proteger o chão e os rodapés. Para isso, forre-o com um plástico preso nas pontas com fita. Certifique-se que o forra na totalidade!

Prepare o tecto, analise-o e veja que medidas precisa de tomar antes de começar a pintar.

Frequentemente, os tectos precisam de uma limpeza adicional antes de serem pintados, pois não são pintados nem limpos com tanta frequência. Certifique-se que limpa conveninentemente a superfície que vai pintar, procure por zonas de tinta a descascar e remova-as completamente, caso contrário a tinta nova que vai colocar não irá aderir convenientemente. Procure também por buracos e tape-os antecipadamente. Só proceda à fase da pintura depois de ter a massa que usou seca. Se o tecto estiver demasiado manchado, considere usar primeiro um primário anti-manchas. Preparar a superfície que vai pintar de forma perfeita é meio caminho andado para um trabalho de pintura igualmente perfeito.

Comece a a pintar o tecto do quarto

Depois do espaço e da superfície convenientemente preparadas, começe por fazer o recorte primeiro, ou seja, comece por pintar as zonas onde o rolo não chega, criando um contorno à volta da superfície. Faça uso de um pincel médio para este efeito. De seguida, cubra a área interior da superfície que “recortou” com o rolo de forma consistente, deslizando-o pela superfície. Nesta fase, verá finalmente o resultado final de um completo trabalho de preparação para pintar o tecto do quarto.

Certifique-se que usa roupas e calçado velhos quando for pintar o tecto do quarto. Não deixe também de proteger o seu cabelo. Para mais dicas de pintura pode consultar os nossos artigos sobre Como pintar paredes – Torne-se um especialista e Tendências de decoração para quartos em 2016.